Maresias
Destino exuberante
Por Redação Waves em 21/08/17
Dezenas de atrativos fazem de Maresias um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo.
1200x800
Praia de Maresias possui ondas para todos os níveis. Foto: Divulgação.

 

A APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) divulgou recentemente uma lista de atrativos da praia localizada no município de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo.

 

Maresias é uma praia de 4 quilômetros de extensão, com areias brancas e fofas e vegetação abundante. Por seu grande comprimento, a praia apresenta características diferentes ao longo de sua orla:

Canto da Barra Rodeado pelo Rio Maresias, que forma um ‘U’ nas areias, o canto esquerdo da praia apresenta areia mais fina e batida, e uma faixa muito mais larga, de cerca de 50 metros, o que permite a instalação de uma quadra de futebol de areia no local.

 

Além disso, as pedras do canto servem de barreira natural, garantindo uma ondulação muito menor do que a encontrada no resto da praia, o que faz com que as ondas sejam bem menores e o banco de areia sempre presente.

 

Com muitos restaurantes e quiosques, é o canto ideal para as famílias, que podem alugar pranchas, equipamentos de mergulho e esportivos, entre outros, para o entretenimento das crianças, que ficam mais seguras desfrutando da água mais tranquilamente.

Meio da praia Majoritariamente tomado por condomínios e hotéis, o miolo de Maresias é de areias fofas, com inclinação (praia de tombo), e ondulação mais forte. Como a praia é ‘beach break’, ou seja, fundo de areia, e a correnteza não tem barreiras naturais no local, o fundo se locomove bastante, formando os temidos ‘buracos’ – e as boas ondas.

 

Quadras de Futvolêi (cerca de dez) predominam nessa região, assim como de beach tennis (dois pontos diversos). Praticantes amadores de surfe e SUP tomam as águas, disputando as ondas – bem maiores que as do canto esquerdo, mas ainda assim menores do que as do canto direito.

Canto do Moreira O canto direito da praia de Maresias é famoso pelas suas ondas bem tubulares e potentes. O local possui também um braço de areia se estendendo perpendicular ao restante da praia, rodeado por pedras, o que garante uma série de piscinas naturais, protegidas da rebentação, e ainda com vista privilegiada para os surfistas profissionais, que dominam o mar no local.

 

Constituído por cerca de um quilômetro da praia, o Canto do Moreira possui majoritariamente mansões com vista para o mar, sem nenhum ambiente comercial, e acesso mais restrito, já que a entrada para a praia está mais distante da avenida, sem possibilidade de parar automóveis na proximidade. A pequena caminhada inibe a presença de turistas, o que torna o local exclusivo e pouco ‘crowdeado’.

 

As casas, muitas escondidas atrás de vegetação típica da região, e o morro com mata virgem e vasta dão o tom de ‘praia deserta’, tão diferente do presente no canto oposto.
Também no Canto do Moreira estão os melhores pontos para mergulho e visualização de tartarugas marinhas, comumente avistadas entre as amplas pedras do local.

 

1200x800
Visual da trilha para Paúba: percurso leve, que pode facilmente ser feito na companhia de crianças. Foto: Divulgação.

 
Atrativos

 

Trilha para Paúba Saindo do Canto da Barra, é possível acessar a trilha para a Praia de Paúba. De intensidade leve, o percurso, realizado em cerca de 30 minutos, pode facilmente ser feito na companhia de crianças pequenas.

 

Do alto do morro, no mirante, é possível se vislumbrar toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

 

Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia localizada entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

Bike tour Seguindo a avenida Guanabara até o final, e depois continuando em direção à mata pela Nova Iguaçu, o ciclista percorre trechos de vias de terra batida, em meio à vasta vegetação, passando pelo rio Maresias e afluentes. É possível avistar uma grande diversidade de pássaros e árvores e, com sorte, até mesmo capivaras, comumente encontradas na beira-rio.

1200x800
Quando o mar está flat, futvôlei se torna uma opção no meio da praia. Foto: Divulgação.

 


Praça do Surfe Com playground, feirinha de artesanato, Centro de Informações Turísticas (CIT) e pista de skate, o local é o ponto de encontro da molecada. É na frente da praça, também, que se reúnem as escolas de surfe (municipal e particulares), com oferta de aulas individuais ou em grupo.

Restaurantes Maresias apresenta uma ampla gastronomia, com mais de 30 restaurantes, entre mexicanos, japoneses, italianos, argentinos, creperias, pizzarias e os tradicionais triviais (comida típica brasileira). Com variedade de cardápio e preços, a praia é garantia de boa comida, independentemente do tipo de bolso e gosto.

Pontos para surfe

 

Iniciantes: entradas 1 a 5. Ondas menores.
Intermediário: entradas 5 a 15. Ondas cavadas.
Alta performance: entradas 15 a 21. Ondas fortes e cavadas. Formação maior.

 

Atrativos pagos - Maresias Tur

 

A Maresias Tur oferece uma ampla variedade de passeios pela região de Maresias, como rapel na trilha de Paúba, trilha e rapel no Mirante da Aparas, na vizinha Toque-toque Pequeno, trilha para o Poço do Caetano, com mergulho nas águas cristalinas do Rio Maresias, em meio à Mata Atlântica, entre muitas outras opções.

 

Saiba mais na aba “conheça maresias”, do site Praia de Maresias. Os passeios vão de R$ 20 a R$ 120, dependendo da opção escolhida.

 

1200x800
Maresias: atrações para todas as idades e gostos. Foto: Divulgação.
Veja também
Mecânica de Nazaré

Mecânica de Nazaré

Segredos do Canhão

Icaraí

Icaraí

Sessão com terral

Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste

Rolê pelo alto

Marcio David

Marcio David

Conexão catarinense

Social Surf

Social Surf

Um guia de El Salvador

Maresias

Maresias

Na onda do casamento

Estabelecimentos
Picos