Desde os primórdios
10 fatos curiosos sobre o surfe
Por Redação Guia Waves em 14/06/16
Fatos que construíram a história e coisas que só o surfe pode proporcionar.

Ah, o surfe! Esse esporte maravilhoso que nos permite deslizar sobre as ondas, nos conectar com a natureza e recarregar as energias. Você pode ter começado a surfar sozinho, com sua família ou com seus amigos, mas você sabe como ele mesmo começou? Listamos aqui dez curiosidades sobre a trajetória desse esporte que nos faz suspirar sempre que olhamos a janela do escritório, desejando estar na praia.

 

622x371
Malibu, Califórnia (EUA). Foto: Reprodução.


1 - Raízes do surfe


Os primeiros relatos dizem que o surfe foi introduzido no Hawaii pelo rei polinésio Tahito. Outros dizem que os povos peruanos já praticavam o esporte com espécies de canoas. Mas o primeiro registro foi feito pelo navegador inglês James Cook, que afirmou ser um esporte de relaxamento praticado em pranchas de madeira.

 

2 - Troca de energias

 

Como as pranchas eram fabricadas pelos próprios surfistas, eles acreditavam que ao fabricá-las transmitiam energias positivas a elas, e ao utilizá-las, todas as energias negativas eram liberadas. A prática do surfe era considerada um “culto ao espírito do mar”.

 

273x436
Uma das primeiras fotos de um surfista e sua prancha, feita em 1890. Foto: Acervo do Bishop Museum.

 

3 - Esporte da realeza

 

O surfe foi chamado de “esporte dos deuses” e, devido a isso, na Polinésia, apenas os reis podiam ficar em pé na prancha. Os súditos deviam permanecer deitados, pois eram considerados inferiores.

 

4 - A chegada de Duke

 

Considerado o pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku foi campeão de natação nas Olimpíadas de 1912, onde divulgou o Hawaii e o surfe, descrito como a prática de cavalgar sobre as ondas com tábuas de madeira. Este fato atraiu reconhecimento internacional para o pequeno arquipélago americano e para o esporte, e ainda fez com que Duke passasse a ser o maior disseminador do surfe na história.

 

5 - O surfe ao redor do mundo

 

Em 1913, Duke introduziu o esporte nos Estados Unidos. Em 1915, foi a vez de ensinar aos australianos como surfar. Na década de 40, o esporte se popularizou na costa dos EUA, e principalmente nas praias do sul da Califórnia. Com o início dos primeiros campeonatos de surfe em 1974, o surfe ganhou presença no mundo inteiro e, dessa maneira, surgiu a sua profissionalização. Duke faleceu em 1989 aos 94 anos e ganhou uma estátua em sua homenagem na praia de Waikiki, Honolulu.

 

622x415
Duke Kahanamoku, Waikiki, South Shore de Oahu, Hawaii. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

 

6 - A história do Hang Loose

 

Reza a lenda que o famoso e tradicional gesto que os surfistas utilizam para se cumprimentar foi iniciado por um antigo rei havaiano que costumava acenar para seu público enquanto surfava. O ponto é que o rei só possuía o dedo mindinho e o polegar, o que fez com que o gesto fosse popularizado entre os surfistas. Já a expressão “Hang Loose” surgiu na década de 1950, mas só se destacou nas décadas de 60 e 70. Significa “ficar tranquilo e sossegado”.

 

3297x2184
O Hang Loose também é conhecido como "gesto de shaka". Foto: Erik Forsberg / Creative Commmons.

 

7 - Sufista premiado

 

O atleta que mais ganhou dinheiro com o surf até hoje foi o floridiano 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater. Em 1998, o americano faturou US$ 702 mil apenas com prêmios. Sem contar os patrocínios e publicidade.

 

622x415
Kelly Slater detém o maior número de títulos mundiais da história. Foto: Spencer Murphy / Reprodução Facebook.

 

8 - Ondas brasileiras

 

O esporte foi trazido ao Brasil pelos americanos que vinham explorar nossos picos locais. A primeira prancha 100% brasileira foi feita em 1938 e, anteriormente, era chamada de “tábua havaiana”. A prancha media 3 metros e 60 centímetros e pesava 80 quilogramas. O esporte foi iniciado na cidade de Santos (SP) e ganhou força entre os jovens na década de 70.

 

9 - A maior prancha do mundo


A maior prancha do mundo mede 42 pés e pesa quase 600 quilos. Ela foi utilizada para quebrar o recorde mundial do maior número de pessoas surfando na mesma prancha de uma vez só. O feito aconteceu em 20 de junho de 2015, em Huntington Beach, Califórnia, com o total de 66 pessoas. Atualmente, a prancha é exibida como um tributo cultural no Museu Internacional do Surfe localizado em Huntington Beach. O recorde anterior era de 47 pessoas em uma prancha de 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 30 centímetros de espessura, realizado em Queensland, Austrália. As duas pranchas foram fabricadas pelo australiano Nev Heyman, que bateu o próprio recorde.

 

10 - A maior onda já surfada


A maior onda já surfada no mundo foi em Nazaré, Portugal, pelo surfista francês Benjamin Sanchis. Ele conquistou o prêmio de maior onda surfada em 11 de dezembro de 2014, com 33 metros de altura e entrou para o famoso Livro de Recordes, o Guinness World Records.

Veja também
Maresias

Maresias

Festival aquece o inverno

Festa à Fantasia

Festa à Fantasia

Sirena mantém tradição

Eco Garopaba

Eco Garopaba

Fim de semana solidário

Camburi

Camburi

Evento reúne surfe e natureza

Pico da Tribo

Pico da Tribo

Atrações no feriadão

Maresias

Maresias

Diversão garantida pra molecada

Estabelecimentos
Picos