Sem roubadas
Camping para todos
Por Redação Guia Waves em 29/06/16
Tudo o que você precisa saber para acampar no melhor estilo.

Acordar dentro de uma barraca, ouvir o barulho do mar, ver as folhas das árvores balançando com o vento, ficar com a mente leve, o corpo relaxado, a alma renovada. São apenas algumas sutilezas que um camping em meio à natureza pode te proporcionar. Acampar não tem idade, gênero ou época. Seja sozinho, com os amigos, família ou em casal, a natureza está aí para ser desbravada por qualquer um, desde que você esteja disposto a uma bela troca de energias. Enquanto ela te encanta, te diverte e te enriquece, você a preserva, cuida e agradece. Mostramos aqui algumas dicas para te ajudar a passar por essa experiência.

 

3840x2537
A prática do acampamento também é conhecida por "campismo". Foto: Fellipe Ditadi / Birden.

 

Local


Conheça bem o lugar onde você acampará. Mesmo que seja a primeira vez, tente coletar o máximo de informações sobre o local e as redondezas. Chegando ao destino, escolha bem a área onde você montará sua barraca. Opte por lugares planos e que não tenham probabilidades de enchentes ou escoamento de água. Procure se informar sobre a posição que o sol nasce e se põe, dessa maneira, você pode escolher melhor os locais com sombra. Também retire pedras e galhos antes de montá-la e tenha cuidado com formigueiros.

 

Clima


Confira a previsão do tempo antes de viajar para não se deparar com muitas surpresas. Leve os itens necessários para cada tipo de clima, mas nunca se esqueça de que as previsões podem errar, então também esteja preparado para todas as ocasiões. Com isso, surge a questão da lona. Muitas pessoas são adeptas da lona, sendo ela utilizada tanto em cima quanto embaixo da barraca. Em cima, ela deve ser presa bem esticada entre árvores ou postes e não deve ter contato direto com o teto da barraca. Assim, ela protege da chuva e ainda oferece sombra ao longo do dia. Ao ser colocada embaixo, ela possui o risco de empoçar água em caso de chuvas fortes e a impermeabilização da barraca pode não suportar, então certifique-se de usar uma lona do mesmo tamanho que o chão da barraca.

 

Barraca

 

O item mais essencial de qualquer acampamento. Em primeiro lugar, devem-se levar em consideração alguns aspectos. Você vai de carro ou de trilha? Quantas pessoas ficarão na barraca? É um lugar quente ou frio? Chove muito? Depois de analisar todos esses fatores, fica mais fácil escolher a barraca ideal. Teste todo o seu equipamento antes de sair de casa. É sempre bom montar a barraca em casa para se familiarizar com a montagem, além de conferir todas as peças. Ninguém quer chegar ao destino e descobrir que esqueceu as varetas ou a capa de proteção. Seja precavido e evite imprevistos. Também é importante escolher bem a direção de entrada da barraca, devido ao sol, ventos e chuvas. Um ponto fundamental é deixar a barraca fechada o dia inteiro ou, pelo menos, com o mosquiteiro fechado. Isso evita a entrada de mosquitos e de outros insetos, como formigas, aranhas, grilos, etc.

 

2427x1820
O modelo mais utilizado atualmente são as barracas do tipo Iglu. Foto: Fellipe Ditadi / Birden.

 

Interior

 

Para dormir, também é necessário levar em consideração alguns pontos. O colchão de ar é a opção mais confortável, mas são grandes e trabalhosos de levar. Sacos de dormir e colchonetes são opções mais práticas e baratas. O colchão é um excelente isolante térmico, mas se você for utilizar as alternativas, existem diversos isolantes específicos para camping. Forrar o chão da barraca com jornal também serve. Fechar a barraca com um cadeado pode prevenir possíveis roubos, especialmente em campings mais cheios. Caso você esteja com prancha, uma opção é tentar deixá-la entre a barraca e a capa de proteção. Se sua barraca tiver avanço, deixe-a por lá. Assim, ela fica menos aparente e corre menos risco de ser levada embora.

 

Mochila

 

Algumas coisas são imprescindíveis em um acampamento. Lanternas (com pilhas extras) te ajudarão em praticamente tudo. Muitos campings não possuem uma boa iluminação e dentro da barraca nunca será melhor. Se fazer trilhas constar no seu roteiro, a lanterna também pode te salvar caso chegue o anoitecer. Leve muitos sacos plásticos. Você poderá guardar as roupas sujas, molhadas e juntar seu lixo. Protetor solar e repelente serão os seus melhores amigos. Um kit de primeiros socorros é necessário, pois nunca se sabe quando um acidente pode acontecer. Nele devem conter: curativos, antissépticos, anti-inflamatórios, antialérgicos e alguns medicamentos (para dor de cabeça e estômago, enjoos, relaxante muscular, pomadas para queimaduras e picadas de insetos, etc.). Papel higiênico também é sempre bem-vindo. Canivetes com várias funcionalidades te ajudarão com pequenas coisas, como abrir uma garrafa, tirar um espinho com a pinça ou cortar alguma corda.

 

Alimentação


Se você for cozinhar seu próprio alimento, veja se o camping possui cozinha. Em caso negativo, você pode utilizar um fogareiro ou fazer uma fogueira, sempre seguindo todos os cuidados para que ela não agrida a natureza. Prefira alimentos que cozinhem rápido ou pré-cozidos para facilitar a sua vida. Leve também alimentos que não precisem de refrigeração para comer ao longo do dia como castanhas, barras de cereal, frutas secas, biscoitos, etc. E é sempre bom levar purificadores de água, que são facilmente encontrados em farmácias.

Resumindo, leve somente o essencial para a viagem. Lembre-se da principal regra: é melhor levar metade do que precisa e duas vezes mais dinheiro. De resto, relaxe, se aventure, improvise e preserve a natureza. Todos agradecem.

 

4090x2717
Ao acender fogueiras, lembre-se de rodeá-las com pedras para que o fogo não se espalhe. Foto: Fellipe Ditadi / Birden.
Veja também
Riscos do surfe

Riscos do surfe

Como tornar sua session mais segura

Em busca das ondas

Em busca das ondas

Como encarar uma trilha

Surftrip numa boa

Surftrip numa boa

Farmácia de viagem

Viagem tranquila

Viagem tranquila

Como embalar sua prancha

Mundial no Brasil

Mundial no Brasil

Saiba onde ficar e comer no Rio

Estabelecimentos
Picos