Fugindo do frio
Como escolher o wetsuit ideal
Por Redação Guia Waves em 20/04/16
Tudo que você precisa saber para escolher a roupa de borracha adequada para a sua sessão de surf.

Imprescindível em uma bagagem de surf, os wetsuits podem salvar o dia de surf e permitirem que você aproveite boas ondas em qualquer condição climática. Para conhecimento dos iniciantes, o wetsuit é a famosa roupa de borracha utilizada pelos surfistas em épocas de frio, fabricadas com o material de neoprene.

 

Muitos pontos devem ser considerados antes de realizar a sua compra. Nem sempre o preço mais alto possui a melhor qualidade e o valor mais baixo é desprezível. Há diversas marcas diferentes que irão te ajudar a encontrar o modelo mais adequado para o seu corpo, com conforto e estilo. Aqui vão as etapas para a compra do wetsuit ideal:

 

622x414
Os wetsuits podem apresentar espessuras diferentes no peito e nas mangas. Foto: Divulgação / Quiksilver.

 

Equilíbrio


Antes de escolher o seu wetsuit, você deve considerar o local que irá surfar e a temperatura da água. Em seguida, deve tentar encontrar um equilíbrio entre a proteção contra o frio e a liberdade para movimento. Estas perguntas irão te ajudar a escolher melhor o modelo e a espessura da sua roupa de borracha.

 

Modelos

 

Como já dito, existem diversas marcas e modelos de wetsuits. Dê preferência às roupas vedadas, pois nem todas possuem esse diferencial. Cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens, além de características específicas para cada local e temperatura.

 

Long John - é a roupa de borracha com as pernas compridas. Por ser assim, ela acaba limitando um pouco mais os movimentos das pernas. Protege contra o tempo, água, vento, sol e assaduras.

 

Short John - é o modelo de pernas curtas, indo até o joelho. Por ser menor que o Long John, ela não protege a parte inferior da perna, mas protege contra a temperatura da água, sol, vento e assaduras.

 

Blusa de Neoprene/Colete - como o próprio nome já diz, a blusa de neoprene é somente a parte de cima de um John e, por isso, ela é utilizada em mares um pouco mais quentes. Ela protege da água, sol, vento e parafina.

 

Lycra - o modelo mais simples é a camiseta de poliéster com lycra. Ela serve para proteger do sol e da parafina. Por ser mais fina e larga, há mais entrada de água e menos aderência na prancha. A lycra não protege do frio.

 

Espessura

 

É essencial escolher bem a espessura do seu wetsuit. Além de te proporcionar o aquecimento dentro da água, ele te dará a mobilidade necessária na hora de executar suas manobras. As medidas mais utilizadas são: 2x2, 3x2, 3x4 e 4x3 mm. O primeiro número indica a espessura em milímetros para a parte do peito, enquanto o segundo número indica a espessura, também em milímetros, do resto da roupa. Ela é geralmente mais fina para permitir maior movimento aos membros. No Brasil, normalmente não é necessário um John com espessura superior a 3x2. Então, caso você for surfar em ondas nacionais, o 2x2 e o 3x2 são os mais indicados. Quanto maior a espessura, maior o aquecimento, entretanto, diminui a mobilidade.

 

Abertura / Fechamento

 

Existem três modelos de abertura e fechamento de uma roupa de neoprene: no peito, nas costas e sem zíper. Os três modelos apresentam prós e contras:

 

No peito

- Menos entrada de água;
- Mais liberdade de movimento;
- Mais difícil de vestir;
- Não causa dor na lombar.

335x415
Exemplo de Long John com fechamento no peito. Foto: Divulgação.

Costas 

- Facilita a colocação, mas dificulta o fechamento;

- Mais entrada de água pelo pescoço;
- O fechamento da gola é ajustável com velcro;
- Devido ao zíper no meio das costas, a região fica menos elástica, podendo causar dor e dificultar a mobilidade nas manobras.

 

552x415
Exemplo de wetsuit com fechamento nas costas. Foto: Divulgação.

Sem zíper

- Trabalhoso de colocar e tirar;
- Sensação de leveza;
- Maior elasticidade;
- Não entra água.

793x1024
Exemplo de wetsuit sem zíper. Foto: Divulgação.

 

Tamanho

 

Após levar em consideração o modelo, a espessura e a abertura, o tamanho certo é fundamental para maior conforto na hora do surf. O John precisa ficar bem adequado ao seu corpo, de modo que fique totalmente ajustado na região da lombar, das axilas e atrás dos joelhos, pois são essas áreas que costumam acumular água. Pescoço, pulso e tornozelos também são regiões que devem ter uma atenção especial. O importante é não deixá-lo nem tão largo, nem tão justo, assim, ele te deixará quente, confortável, com liberdade para realizar a remada e aumentará o seu rendimento na hora do surf.

Veja também
Riscos do surfe

Riscos do surfe

Como tornar sua session mais segura

Em busca das ondas

Em busca das ondas

Como encarar uma trilha

Sem roubadas

Sem roubadas

Camping para todos

Surftrip numa boa

Surftrip numa boa

Farmácia de viagem

Viagem tranquila

Viagem tranquila

Como embalar sua prancha

Mundial no Brasil

Mundial no Brasil

Saiba onde ficar e comer no Rio

Estabelecimentos
Picos