Guardiãs do Mar
Em busca de talentos
Por Redação Waves em 06/07/16
Ação social percorrerá 10 cidades litorâneas para descobrir e apoiar novos talentos do surfe.
2074x1556
Da esquerda para a direita, Nicole Pacelli, Suelen Naraisa, Angela Bauer, Patrícia Almeida e Angelo Hereda. Foto: Reprodução.

 

Talentos não faltam, mas oportunidades sim. Abrir as portas para crianças serem inseridas socialmente através dos esportes pode mudar trajetórias de vidas e ajudar a construir uma sociedade melhor. Essa onda solidária é a proposta do Instituto Guardiãs do Mar (GDM). O projeto irá percorrer 10 cidades litorâneas selecionando 10 crianças que participarão de uma experiência com atletas profissionais e de um treinamento durante 24 meses na preparação para uma competição. A etapa do Rio de Janeiro ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de julho na Praia da Macumba. Com o apoio do Cades e SOBRASA, crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social iniciarão uma nova trajetória com a ajuda e o trabalho voluntário de grandes nomes dos esportes oceânicos.

 

"Após esta vivência descobriremos talentos e organizaremos uma competição onde serão eleitos representantes de cada uma das modalidades do projeto: natação em águas abertas, surfe, longboard, bodyboard, bodysurf, stand-up wave e stand-up paddle", diz Patricia Almeida.

 

Para dar a largada, nos dias 25 e 26 de junho, o GDM esteve na Praia da Macumba iniciando os preparativos. Para deixar tudo em ordem, a idealizadora do projeto Patrícia Almeida juntou um time de feras dos esportes que foram recebidas no Hereda Surf Hostel, parceiro da etapa do Rio. O surfista profissional Angelo Hereda foi o anfitrião dos atletas GDM: Nicole Pacelli, campeã mundial de SUP, e Angela Bauer, colecionadora de títulos de LongBoard e SUP, que se reuniram com a tetracampeã brasileira de surfe Andréa Lopes, Rayane Amaral, Fabio Aquino e a bicampeã brasileira Suelen Naraisa.

 

Os atletas aproveitaram o final de semana para experimentar as pranchas do projeto feitas de madeira e inspiradas nos anos 50, bonitas e produzidas com madeiras reflorestadas, pois tudo foi projetado para trabalhar os ambientes sociais, esportivos e ambientais. Além do lado social e ambiental, as Guardiãs do Mar também se preocupam com a sustentabilidade financeira do projeto, e para tanto, entre as ações planejadas estão os leilões de objetos dos atletas envolvidos, o desenvolvimento de produtos eco sustentáveis e linhas assinadas com foco na captação para a viabilização do projeto durante 24 meses.

 

2074x1556
Da esquerda para a direita, Nicole Pacelli, Suelen Naraisa, Patrícia Almeida e Angelo Hereda. Foto: Reprodução.

 

O Surf Team do Hereda vibrou com a parceria que irá hospedar a equipe do GDM. “Nos identificamos com a proposta na qual surfistas profissionais lideram questões sociais e ambientais essenciais e, portanto, estamos colocando toda a nossa energia para que as coisas fluam! Estamos torcemos para que todas as ações GDM sejam bem sucedidas e que a desigualdade social deixe de ser uma barreira para os esportes. Desejamos as boas vindas!”, comenta Angelo Hereda.

 

O Instituto Guardiãs do Mar (GDM)


O instituto Guardiãs do Mar, é uma associação sem fins lucrativos voltada para ações sociais em esportes e meio ambiente, gerenciado pela idealizadora Patrícia Almeida e atletas líderes do setor. O projeto é dirigido para crianças e jovens que querem praticar esportes aquáticos, mas que não têm condições de adquirir o principal instrumento, que é a prancha de surfe, ou até mesmo o incentivo necessário para desbravar o mar.
As inscrições para a primeira etapa estão abertas pelo http://onggdm.org/cadastrogdm
ou onggdm.org/guardiasdomar

 

O Hereda Surf Hostel


O Hereda Surf Hostel é um hostel idealizado pelo surfista Angelo Hereda, da família Hereda, conhecida por inovar no surfe brasileiro. Localizado a poucos passos da Praia da Macumba, buscou-se oferecer uma experiência de acomodação que une bem-estar e o estilo de vida das atividades esportivas ligadas ao mar.

Veja também
Blue Birds BR

Blue Birds BR

Turismo responsável em Saquarema

Wind e kitesurf

Wind e kitesurf

Portugal recebe mundiais

Surf House Girls

Surf House Girls

Portas abertas no Guarujá

Proteção ambiental

Proteção ambiental

Imbituba recebe reforço

500 quilos de lixo

500 quilos de lixo

Mutirão limpa o Iperoig (SP)

Maresias

Maresias

Encontro estimula conscientização

Estabelecimentos
Picos