Instituto Argonauta
Baleia encalha novamente
Por Janaina Pedroso em 26/10/17
Baleia Jubarte volta a encalhar no litoral paulista e dá trabalho ao Instituto Argonauta.
1280x720
Mau tempo no litoral norte paulista pode ter rompido cabos que prendiam a baleia. Foto: Divulgação.

 

Uma baleia Jubarte, macho, de mais de 13 metros de comprimento amanheceu encalhada hoje em Caraguatatuba (SP). Trata-se do mesmo indivíduo que apareceu boiando no dia 8 de outubro na região da praia da Caçandoca.

 

Por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP–BS), o Instituto Argonauta decidiu ancorar o corpo do animal, que já se encontrava em estágio avançado de decomposição, na Ilha do Mar Virado.

 

“Teremos que reavaliar a técnica da ancoragem, pois em caso de mau tempo como o que tivemos nesta madrugada, percebemos que temos que distanciar o animal para alguns metros da costa”, disse Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta.

A principal hipótese é de que os cabos tenham sido rompidos por conta do mau tempo, friccionando os mesmos contra as pedras.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Veja também
SOS Rosa Norte

SOS Rosa Norte

Movimento ganha batalha

Footwork e Noseride

Footwork e Noseride

Caio Teixeira promove clínica

Times Square

Times Square

Telão destaca Koxa

Blue Birds BR

Blue Birds BR

Turismo responsável em Saquarema

Wind e kitesurf

Wind e kitesurf

Portugal recebe mundiais

Surf House Girls

Surf House Girls

Portas abertas no Guarujá

Estabelecimentos
Picos