Saquarema
Manifesto pela preservação
Por Redação Waves em 03/04/18
Surfistas e ambientalistas organizam manifesto neste domingo (8), em Saquarema (RJ), pela preservação do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).
907x370
Parque Estadual da Costa do Sol sofre com ameaças na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Foto: Gustavo Pedro / Inea.

 

Neste domingo (8), em Saquarema (RJ), amigos, ambientalistas, associações, empresas, surfistas, esportistas e amantes da natureza fazem um manifesto pela preservação do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).

 

O encontro conta com caminhada para observação de aves na trilha da Lagoa Vermelha, exposição do Projeto GeoParque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, palestra com geólogos, biólogos e condutores ambientais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), além de uma mesa de frutas para agregar ideias em prol da sustentabilidade do planeta.

A BlueBirdsBR e a Canindé Birdwatching, em parceria com o Saquarema Convention & Visitors Bureau, Associação de Surf de Saquarema, Waves, Jornal O Saqua, Projeto Quintal de Casa, Pousada Recanto do Quati, Associação de Amigos da Lagoa de Jacarepiá e o Projeto GeoParques Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, integram um grande time com um só propósito: defender e conservar a área para as presentes e futuras gerações.

A área do PECS em Saquarema está sofrendo sérias ameaças na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), através de uma emenda de dois deputados para a retirada da área que possui grande potencial ecoturístico.

Para quem não conhece, o local possui grande importância para a cidade de Saquarema. Nele são realizados passeios ecológicos, trilhas, bike tour, observação de aves e podem ser vistos animais endêmicos, migratórios e ameaçados de extinção, como o mico leão-dourado, borboleta da praia, lagartixa da praia, formigueiro do litoral, jacaré de papo-amarelo, dentre muitas outras espécies da fauna brasileira.

A Lagoa de Jacarepiá (água doce) e a Lagoa Vermelha (água hipersalina) são dois paraísos ecológicos com grande valor científico, já listados no Projeto GeoParque Costões e  Lagunas do Estado do Rio de Janeiro.

O manifesto será um passeio guiado por condutor ambiental credenciado pelo Inea/PECS (Thales Pinheiro - BlueBirdsBR) e um biólogo especialista em aves (Igor Camacho - Canindé Birdwatching). Será feito levantamento das espécies da avifauna que forem encontradas no dia, mostrando ao mundo a riqueza que devemos conservar.

 

O passeio é aberto ao público, mas possui vagas limitadas! Para participar, basta levar 1kg de alimento não-perecível, que será doado ao orfanato em Vilatur.

Para garantir vaga é preciso entrar em contato pelo WhatsApp (022) 97400-7709. Para mais informações, envie mensagem para contato@bluebirdsbr.com.br.

Serviço

 

Data: 08/4/2018
Horário: 7 horas
Ponto de encontro: Vilatur, em Saquarema, canto esquerdo da praia.

Veja também
Footwork e Noseride

Footwork e Noseride

Caio Teixeira promove clínica

Times Square

Times Square

Telão destaca Koxa

Blue Birds BR

Blue Birds BR

Turismo responsável em Saquarema

Wind e kitesurf

Wind e kitesurf

Portugal recebe mundiais

Surf House Girls

Surf House Girls

Portas abertas no Guarujá

Proteção ambiental

Proteção ambiental

Imbituba recebe reforço

Estabelecimentos
Picos