SOS Rosa Norte
Movimento ganha batalha
Por Eduardo Rosa em 30/08/18
Justiça determina em primeira instância que polêmica construção no Rosa Norte, em Imbituba (SC), seja demolida em 90 dias.
960x720
Movimento SOS Rosa Norte pede a demolição do imóvel desde 2016. Foto: Divulgação.

 

O meio ambiente de Imbituba e de Santa Catarina comemorou uma vitória na última segunda-feira (27). Em primeira instância, o Poder Judiciário em Laguna determinou a demolição da "casa do Rosa Norte", na praia do Rosa, região norte de Imbituba.

 

A primeira decisão sobre a Ação Civil Pública nº 5000065-21.2012.4.04.7216/SC foi publicada na última segunda pelo Juiz Federal Substituto, Timóteo Rafael Piangers, que analisa o processo desde seu início.

 

Entre multas já fixadas pela justiça consta um valor em torno de R$ 200 mil estipulada no processo – mas que, se somadas outras deliberações judiciais, podem chegar a mais de R$ 400 mil, e ainda a demolição de dois imóveis no local e a apresentação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADE).

 

O Movimento SOS Rosa Norte, formado por entidades locais como o Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), a Associação de Pescadores da Comunidade de Ibiraquera e por moradores da região da praia do Rosa e Ibiraquera, comemorou no início desta semana esta primeira decisão dada pela Justiça Federal de Laguna, em processo iniciado pelo Ministério Público Federal em Tubarão.

 

"É uma decisão a ser comemorada e uma vitória para todos que se engajaram para barrar uma construção, que para muitos e muitos moradores é ilegal e imoral, para quem conhece a história e a natureza da praia do Rosa, pois altera drasticamente a paisagem do local", comenta o Movimento em nota.

 

Além das multas e valores que devem ser depositados em juízo pelos réus do processo, a Justiça Federal de Laguna também determinou o prazo de 90 dias, a contar da publicação da decisão, para que os imóveis sejam demolidos e o PRADE seja apresentado e realizado. A decisão ainda cabe recurso.

Veja também
Footwork e Noseride

Footwork e Noseride

Caio Teixeira promove clínica

Times Square

Times Square

Telão destaca Koxa

Blue Birds BR

Blue Birds BR

Turismo responsável em Saquarema

Wind e kitesurf

Wind e kitesurf

Portugal recebe mundiais

Surf House Girls

Surf House Girls

Portas abertas no Guarujá

Estabelecimentos
Picos