SOS Rosa Norte

Movimento ganha batalha

Justiça determina em primeira instância que polêmica construção no Rosa Norte, em Imbituba (SC), seja demolida em 90 dias.

Compartilhar
960x720

Movimento SOS Rosa Norte pede a demolição do imóvel desde 2016. Foto: Divulgação.

O meio ambiente de Imbituba e de Santa Catarina comemorou uma vitória na última segunda-feira (27). Em primeira instância, o Poder Judiciário em Laguna determinou a demolição da “casa do Rosa Norte”, na praia do Rosa, região norte de Imbituba.

A primeira decisão sobre a Ação Civil Pública nº 5000065-21.2012.4.04.7216/SC foi publicada na última segunda pelo Juiz Federal Substituto, Timóteo Rafael Piangers, que analisa o processo desde seu início.

Entre multas já fixadas pela justiça consta um valor em torno de R$ 200 mil estipulada no processo – mas que, se somadas outras deliberações judiciais, podem chegar a mais de R$ 400 mil, e ainda a demolição de dois imóveis no local e a apresentação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADE).

O Movimento SOS Rosa Norte, formado por entidades locais como o Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), a Associação de Pescadores da Comunidade de Ibiraquera e por moradores da região da praia do Rosa e Ibiraquera, comemorou no início desta semana esta primeira decisão dada pela Justiça Federal de Laguna, em processo iniciado pelo Ministério Público Federal em Tubarão.

“É uma decisão a ser comemorada e uma vitória para todos que se engajaram para barrar uma construção, que para muitos e muitos moradores é ilegal e imoral, para quem conhece a história e a natureza da praia do Rosa, pois altera drasticamente a paisagem do local”, comenta o Movimento em nota.

Além das multas e valores que devem ser depositados em juízo pelos réus do processo, a Justiça Federal de Laguna também determinou o prazo de 90 dias, a contar da publicação da decisão, para que os imóveis sejam demolidos e o PRADE seja apresentado e realizado. A decisão ainda cabe recurso.

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso. Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.

Últimas
Guia Waves também recomenda: