Micronésia
Como uma onda no mar
Por Luiz Armando em 14/03/12
Luiz Armando descreve uma trip ao paradisíaco arquipélago da Micronésia (foto).

Na distante ilha de Pohnpei, em um arquipélago chamado Micronésia, existem algumas das ondas mais perfeitas do planeta. Muitas delas ainda nem sequer foram descobertas.

Há alguns anos, um grande amigo meu teve um impulso incontrolável. Achou que mesmo tendo pouquíssimas informações ou referências sobre o país, deveria buscar lá o algo mais que nem ele sabia direito o que era.

Algumas coincidências indicavam que ele estava no caminho certo, mas a hora da chegada neste novo território não foi nada fácil. O surf praticamente não existia por ali, as ondas quebram muito longe da ilha, em recifes de coral em alto-mar.

Arrumar barcos para explorar estas bancadas, sem saber exatamente quais seriam os perigos (profundidade, vida marinha, localização, acomodações , transportes) era algo complicado.

A primeira investida não foi um mar de rosas, mas deixou bem claro o potencial de surf daquelas bancadas ainda desconhecidas. Mesmo assim ele retornou muitas vezes a Micronésia.

Este meu amigo é brasileiro e se chama Allois Malfitani, muito querido por todos que o conhecem aqui no Brasil. Hoje em dia tem o reconhecimentos das maiores mídias de surf do planeta e dos melhores surfistas do mundo. Tudo isso devido a este trabalho que já dura uma década.

Aquela primeira investida transformou-se em um dos surf camps mais famosos do mundo, com infra-estrutura completa, quartos confortáveis, restaurantes, equipamentos para mergulhos, melhores barcos da região, jet-ski, internet e carros.

Além disso, toda esta estrutura nos leva a infinitas bancadas de coral cobertas de ondas perfeitas, sem crowd, isso mesmo. Mas tudo tem seu preço: a viagem é longa, as passagens são caras e estes fatores colaboram para que não haja crowd.

A recompensa são as ondas perfeitas totalmente vazias sobre bancadas absurdamente lindas, passeios por ruínas misteriosas, cachoeiras incríveis e vistas maravilhosas desta obra de arte feita por Deus!

A ilha é um verdadeiro paraíso para o surf, mergulho, kite, windsurf, pesca ou simplesmente para passear.

Depois de alguns anos ouvindo o Allois me falar a respeito, finalmente tive a oportunidade de ir, aproveitar tudo isso e reencontrar um dos meus melhores amigos que eu não via havia mais de 20 anos .

Clique aqui para saber mais sobre o surf na Micronésia.

 

Clique aqui para conhecer o site de Allois Malfitani.

Veja também
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Encantos do Secreto

Só Delas Sicrupt

Só Delas Sicrupt

Fotos da barca

Só Delas Sicrupt

Só Delas Sicrupt

Surfe liga as meninas

Ilhas Maldivas

Ilhas Maldivas

Pacote ao paraíso

Swell de norte

Swell de norte

Alegrias do verão

Pecém

Pecém

Point desperta no Ceará

Estabelecimentos
Picos