Mundial no Brasil

Saiba onde ficar e comer no Rio

Tudo que você precisa saber sobre o CT no Rio, além de referências de hospedagem e alimentação para o campeonato.

Compartilhar

Na última terça-feira (10/05) começou o Oi Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial, que traz atletas da elite para competirem em águas cariocas até o dia 21 de maio. Conhecido por acontecer no famoso Postinho da Barra da Tijuca, este ano o evento rola em um novo palco, nunca antes utilizado pela World Surf League, a praia de Grumari. O Postinho permanece como “backup” e também pode receber a competição em alguns dias.

 

709x467

Grumari, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Beto Paes Leme.

 

Grumari é uma praia de águas límpidas, totalmente balneável e capaz de receber ondulações de quase todas as direções, quase sempre consistentes. Localizada em um Parque Municipal em Área de Preservação Ambiental (APA), a área possui cerca de 2,5 quilômetros de extensão e é cercada por encostas rochosas e um anfiteatro de Mata Atlântica, transformando o local em um cenário selvagem e paradisíaco. Possui ondas de qualidade, que funcionam com frequência e podem facilmente ficar clássicas. É um beach break de ondas potentes, que fica melhor ainda com o vento Sudoeste e as ondas podem quebrar boas entre 1 e 2,5 metros. O acesso ao local se dá a partir do Recreio dos Bandeirantes, por meio da Avenida do Estado de Guanabara, que tem início no encontro da praia da Macumba com o canal do Rio Morto.

 

Já a praia da Barra fica na Zona Oeste, com aproximadamente 14 quilômetros de extensão e dezenas de valas diferentes, todas com ondas fortes e cavadas. No canto esquerdo, destaque para a “região do Pepe”, onde se encontra a Laje do Postinho, que dependendo do swell, fica clássico. No meio, o destaque para a vala do Barramares, que funciona com tubos de calibre internacional em algumas ocasiões. E no canto direito o destaque vai para o point do Recreio, onde quase sempre tem uma vala. Quando o mar sobe para valer, as ondas na Barra fecham um pouco, mas na maré certa é possível pegar os tubos da vida.

 

5472x3648

Freddy Patacchia, Oi Rio Pro 2015, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Henrique Pinguim.

 

Ambos os picos possuem altas chances de oferecer boas condições para a realização do campeonato. Como a praia de Grumari é um patrimônio ambiental, possui limite de acesso e estacionamento restrito, sendo prioridade aos atletas e seus acompanhantes, staff técnico e imprensa. O estacionamento terá limite de 600 veículos e, depois disso, só poderão entrar a pé, de bicicleta ou nos micro-ônibus que a organização do Oi Rio Pro disponibilizará para o público.

 

Uma alternativa é se estabelecer pelos arredores de Grumari e da Barra, como, por exemplo, na Barra Sol e no Royalty Barra. A Barra Sol é a primeira pousada da Barra da Tijuca, muito bem localizada a 5 minutos da praia e próxima a shoppings, bancos, casas de show, bares e boates. A pousada ainda oferece café da manhã, internet e estacionamento inclusos na diária. Para quem está a procura de uma hospedagem mais econômica, também possuem uma opção no estilo hostel.

 

622x415

Barra Sol, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Rico Sombra. 

De frente para o mar da Praia do Pepê, na mais sofisticada localização da Barra da Tijuca, encontra-se o Royalty Barra Hotel, um moderno hotel 4 estrelas onde você irá usufruir momentos de excelência e conforto, numa estrutura moderna e agradável, que farão da sua viagem uma experiência única e surpreendente no Rio de Janeiro.

 

622x415

Royalty Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

Ainda na região, encontram-se as praias do Recreio dos Bandeirantes e da Macumba. No Restaurante Natural do Recreio, você pode sair da praia, tomar uma ducha e relaxar em uma das espriguiçadeiras estilo balinês que fazem parte da decoração tropical. Possui deck ao ar livre e clima leve e descontraído, bem ao estilo “Slow Food”, no qual os alimentos são apreciados sem pressa, de forma natural. Depois desta experiência gastronômica, você pode se hospedar no Hostel Braz, totalmente reformado, redecorado e adaptado pela família Braz com muito carinho e bom gosto para oferecer um tranquilo ambiente residencial.

 

622x415

Natural do Recreio, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

5616x3744

Hostel Braz, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

Além de oferecer uma das ondas mais cheias dos picos da região, a Macumba ainda conta com uma vasta variedade de hospedagens, como hostels, pousadas, apartamentos e surf camps. O Rio Surf N Stay é um Surf Camp que oferece pacotes de acomodação com aulas de surf e/ou aluguel de equipamentos a viajantes que buscam um lugar tranquilo junto à natureza, com boas ondas para a prática do esporte. O hostel encontra-se a 300 metros da praia da Macumba e a 3 quilômetros da famosa Prainha no bairro do Recreio dos Bandeirantes. A casa tem quartos privados com ar condicionado e banheiro, quartos compartilhados para 6 ou 4 pessoas e um quarto privado para solteiro com banheiro e ventilador. Também possuem entretenimentos gratuitos como slack line, altinha na prainha, skates, entre outros com cobrança simbólica, como churrascos aos sábados, passeios turísticos, aluguel de bike, massagem e fotógrafo.

 

622x414

Rio Surf N Stay, Macumba, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

Para quem busca mais comodidade, o Reserva Pontal já está localizado na praia da Macumba. O apartamento possui vista total da praia e da Pedra do Pontal. O condomínio também oferece todos os tipos de lazer, como piscina, sauna, sala gourmet, churrasqueira, restaurante e até um pranchário para lavar o equipamento após o surf.

 

622x415

Reserva Pontal, Macumba, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

Outro Surf Camp da região é o Hereda Surf Hostel, um lugar único onde você será recepcionado por uma família de surfistas que fará de tudo para que se sinta em casa. O hostel possui suítes com ar e TV a cabo, quartos privados e compartilhados, piscina e área de lazer. A escola de surf do hostel é formada por surfistas profissionais e tem toda a estrutura com variedade de pranchas e quipamentos. No Hereda Surf Hostel você encontrará pessoas de todas as nacionalidades e com o mesmo desejo de levar na bagagem momentos inesquecíveis da passagem pelo Rio.

 

1280x853

Hereda Surf Hostel, Macumba, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

 

Uma hospedagem diferenciada é o Pontal Hostel, uma “pousada-albergue” próxima às praias mais bonitas da região, de cachoeiras e trilhas, onde o hóspede poderá fazer passeios alucinantes e aproveitas as belezas naturais da Zona Oeste carioca. O hostel dispõe de um lindo jardim com piscina, lounge com TV a cabo, redes nas varandas, guarderia de pranchas e um salão na área interna onde é servido o café da manhã. O salão ainda conta com uma churrasqueira, um forno à lenha e uma cozinha completa com fogão cook-top, geladeira e forno de microondas.

 

622x415

Pontal Hostel, Macumba, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação. 

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso. Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.

Últimas
Guia Waves também recomenda: