Maresias
São Paulo, São Sebastião

Maresias detém o título de uma das melhores ondas de São Paulo e muitos a colocam entre as cinco melhores do Brasil. Celeiro de atletas de destaque internacional, como o campeão mundial Gabriel Medina, que cresceu e foi criado nessas ondas.

"A onda de Maresias é uma das que eu mais gosto no mundo. Aprendi a surfar aqui e é para cá que sempre volto. Gosto de treinar aqui e relaxar", disse Gabriel Medina, que também escolheu uma de suas fotos preferidas surfando em casa, que você poder ver na galeria ao lado.

O pico conta com vários bancos de areia espalhados pela praia e funciona com qualquer tamanho de ondulação. Sobre as bancadas de areia, quebram ondas fortes, tubulares e rápidas. As condições ficam clássicas nos dias de swell de sul e vento do quadrante leste.

Destaque principal para o Canto do Moreira (canto direito). Suas ondas são triangulares e desafiadoras até mesmo para os mais experientes. Sobre os demais bancos, as ondas são bem parecidas, todas de calibre internacional. Quanto mais para o lado esquerdo da praia, menor fica o mar. O crowd é intenso, constante e repleto de excelentes surfistas. Em várias oportunidades é possível ver profissionais treinando no point. Maresias é um pico de alta performance, pouco indicado para iniciantes e amadores inexperientes.

Tamanho -  2 a 12 pés

Ondulação ideal -  Sudeste | Sul

Vento ideal -  Quadrante Leste | Quadrante Norte

Grau de dificuldade -  Alta

Melhor época -  Outono | Primavera

Constância -  Alta

Crowd -  Intenso