Rosa
Santa Catarina, Imbituba

O Rosa é a primeira praia ao Norte do município de Imbituba. O pico conta com boas ondas e recebe uma grande quantidade de turistas nos meses de verão. Bem definidas, as valas do pico são cheias e quebram com todos os tipos e tamanhos de ondulação.

No canto sul, o crowd é constante e o vento sul é terral. As longas esquerdas do canto norte são a pedida em dias de swell de leste e vento nordeste forte. A qualidade do surf no meio da praia depende de combinações de vento e ondulação, o que pode deixar as ondas muito boas.

O Rosa Sul quebra melhor com ondulações de Sul ou Sudeste, acompanhadas de vento Sul. Já o Rosa Norte apresenta suas melhores condições para o surf com ondulações de Leste, Nordeste ou Sudeste, acompanhadas pelo vento Nordeste

A Praia do Rosa (e não da Rosa) refere-se ao Sr. Dorvino Manoel da Rosa, pescador local da década de 1970. O turistas costumam fazer referência à cor do final de tarde, muitas vezes rosado, de uma paz e beleza ímpar. Um motivo mais poético, ligado ao espetáculo que a natureza insiste em dar ali.

A faixa de areia está dentro da área de Proteção Ambiental das baleias francas, que frequentam a praia de junho a novembro para procriação e primeiros cuidados com os recém nascidos. Vários surfistas já tiveram a experiência de pegarem as ondas e serem observados por baleias.

Para manter toda essa beleza natural limpa, o Rosamor é uma união de pessoas que amam a praia e estão sempre focados no micro lixo, tentando melhorar o meio ambiente para a vida marinha, já que quando esse lixo chega ao mar, as tartarugas, peixes e aves se prejudicam com a falta de educação humana.

Tamanho -  2 a 6 pés

Ondulação ideal -  Sudeste | Nordeste | Leste | Sul

Vento ideal -  Nordeste | Sul

Grau de dificuldade -  Média | Baixa

Melhor época -  Outono | Inverno

Constância -  Alta

Crowd -  Intenso