Lagoa da Encantada
Divergência em Garopaba
Por Redação Waves em 19/10/17
Movimento contesta implantação de sistema de tratamento de esgoto na Lagoa da Encantada, Garopaba (SC).
1024x768
Implantação de sistema de tratamento de esgoto na Lagoa da Encantada pode representar risco às atividades locais. Foto: Reprodução.

 

Uma iniciativa da rede Minha Garopaba contesta o projeto de licenciamento referente à implantação do sistema de tratamento de esgoto proposto pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em Garopaba (SC).

 

O movimento não concorda com a solução, que despejaria os efluentes tratados no rio Linhares e na Lagoa da Encantada. O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou inquérito civil para verificar a regularidade do projeto, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

No entendimento do MPF e da Minha Garopaba, a implantação do sistema de esgoto representa risco de degradação ambiental e prejuízo às atividades dos moradores nativos da área, a maioria pescadores artesanais.

 

A rede já apresentou uma proposta alternativa e através do abaixo-assinado Esgoto na Lagoa, não! visa pressionar a Casan e a AFD para revisar o projeto. A intenção da Minha Garopaba é reunir o máximo de assinaturas possível para pressionar os órgãos.

 

"A proposta que fizemos contempla os investimentos já feitos e soluciona o problema de contaminação da praia do centro, além de preservar a lagoa e envolver a comunidade na gestão do sistema de saneamento", diz o abaixo-assinado.

Veja também
Times Square

Times Square

Telão destaca Koxa

Blue Birds BR

Blue Birds BR

Turismo responsável em Saquarema

Wind e kitesurf

Wind e kitesurf

Portugal recebe mundiais

Surf House Girls

Surf House Girls

Portas abertas no Guarujá

Proteção ambiental

Proteção ambiental

Imbituba recebe reforço

500 quilos de lixo

500 quilos de lixo

Mutirão limpa o Iperoig (SP)

Estabelecimentos
Picos