Uma baleia Jubarte, macho, de mais de 13 metros de comprimento amanheceu encalhada hoje em Caraguatatuba (SP). Trata-se do mesmo indivíduo que apareceu boiando no dia 8 de outubro na região da praia da Caçandoca.
Por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP–BS), o Instituto Argonauta decidiu ancorar o corpo do animal, que já se encontrava em estágio avançado de decomposição, na Ilha do Mar Virado.
“Teremos que reavaliar a técnica da ancoragem, pois em caso de mau tempo como o que tivemos nesta madrugada, percebemos que temos que distanciar o animal para alguns metros da costa”, disse Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta.
A principal hipótese é de que os cabos tenham sido rompidos por conta do mau tempo, friccionando os mesmos contra as pedras.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.