Você é daquele tipo de surfista que não aquece ou alonga antes da sessão de surfe, pega a prancha e já entra na água direto e sem antes se preparar?
Cuidado! Você pode estar em perigo, pois este hábito está diretamente relacionado com o alto índice de lesões, ocasionadas pela falta do aquecimento adequado antes do surfe.
O aquecimento é o procedimento mais apropriado na fase preparatória para o surfe. Ele foi definido por Weineck (1999) como medidas para preparação de um estado psicofísico e coordenativo-cinestésico ideal, assim como prevenção de lesões.
Platonov (2008) define aquecimento como o conjunto de exercícios e procedimentos especialmente selecionados para a preparação eficaz do organismo, para o trabalho que virá a seguir. Este tem a função de ajustar os sistemas funcionais para o organismo começar seu trabalho no máximo de suas capacidades.
Para atletas ou não, o aquecimento se torna obrigatório na organização racional do processo de preparação antes das baterias, ou sessão de surfe. Sua ausência ou insuficiência provoca o aumento significativo da probabilidade de traumas musculares.
O aquecimento é dividido em:
Geral: aumento das possibilidades funcionais do organismo, utilizando os grandes grupos musculares, os efeitos mais importantes neste momento é o aumento da temperatura corporal, o aumento da circulação sanguínea (freqüência cardíaca) e capacidade respiratória. Ex: corrida leve, saltos leves, bicicleta, corda, atividades moderadas, etc.
Especifico: solicitações funcionais e motoras com grande relação com o treinamento ou competição. Realizar movimentos que cheguem bem perto da realidade esportiva, de preferência imediatamente após a aquecimento geral.
O final do aquecimento total é próximo a parte principal da atividade e/ou competição para conservar os sistemas funcionais do organismo. Ex: movimentos articulares dinâmicos, giros de tronco, rotação de braços.
O tempo para a atividade de aquecimento varia de acordo com o nível de conhecimento do indivíduo/atleta, temperatura do ambiente e vestimenta.
Em dias de muito calor e água quente o aquecimento geral pode ser de 5 a 10 minutos, o especifico 5 minutos, totalizando uma média de 10 a 15 minutos de aquecimento para o surfe.
Em dias frios, água gelada, muito vento, ou seja, temperaturas baixas, a duração do aquecimento deve ser de 10 a 15 minutos para o geral e 5 a 10 minutos para o especifico, totalizando entre geral e especifico máximo de 25 minutos.
Quer saber mais? Nos dias 31 de março e 1 de abril, em Regência (ES), e 19 e 20 de maio, em São Paulo (SP), a Surfuncional pomove um curso com o que há de mais atual na área da preparação física.
No encontro, voltado a estudantes de educação física, profissionais da área da saúde e amantes do surfe, serão disponibilizadas dicas, estudos relacionados, dados coletados e um sistema de ensino muito eficiente por meio de um método prático, dinâmico e rápido baseado no Treinamento Funcional.
Para saber mais, acesse o site Surfuncional.com.br
Serviço
Curso Surfuncional – Treinamento Funcional para Surfistas
31 de março e 1 de abril, no Centro Ecológico Tamar, em Regência (ES)
19 e 20 de maio, em São Paulo (SP)