Lagoa da Encantada

Divergência em Garopaba

Movimento contesta implantação de sistema de tratamento de esgoto na Lagoa da Encantada, Garopaba (SC).

Compartilhar
1024x768

Implantação de sistema de tratamento de esgoto na Lagoa da Encantada pode representar risco às atividades locais. Foto: Reprodução.

 

Uma iniciativa da rede Minha Garopaba contesta o projeto de licenciamento referente à implantação do sistema de tratamento de esgoto proposto pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em Garopaba (SC).

 

O movimento não concorda com a solução, que despejaria os efluentes tratados no rio Linhares e na Lagoa da Encantada. O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou inquérito civil para verificar a regularidade do projeto, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

No entendimento do MPF e da Minha Garopaba, a implantação do sistema de esgoto representa risco de degradação ambiental e prejuízo às atividades dos moradores nativos da área, a maioria pescadores artesanais.

 

A rede já apresentou uma proposta alternativa e através do abaixo-assinado Esgoto na Lagoa, não! visa pressionar a Casan e a AFD para revisar o projeto. A intenção da Minha Garopaba é reunir o máximo de assinaturas possível para pressionar os órgãos.

 

“A proposta que fizemos contempla os investimentos já feitos e soluciona o problema de contaminação da praia do centro, além de preservar a lagoa e envolver a comunidade na gestão do sistema de saneamento”, diz o abaixo-assinado.

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso. Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.

Últimas
Guia Waves também recomenda: