Proteção ambiental

Imbituba recebe reforço

Convênio entre prefeitura e polícia ambiental intensifica fiscalização e conscientização em Imbituba (SC).

Compartilhar
1032x581

Prefeitura e PM fecham convênio no litoral sul catarinense. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), vai ganhar um reforço de peso na fiscalização e conscientização para preservação da natureza no município.

 

Um dos paraísos naturais de surfe e outros esportes ligados à natureza mais bem preservados do país, que tem a praia da Vila como destino de ótimas ondas e do big surfe, e a praia do Rosa como uma das baías mais belas do planeta, agora poderá ter uma atuação mais efetiva no combate a sua destruição.

A cidade vinha sofrendo inúmeras agressões nos últimos anos, tais como desmatamento ilegal, aterramento de lagoas, assoreamento de rios e riachos, ligações irregulares de efluentes e construções de imóveis em locais protegidos, em que a fiscalização não conseguia dar conta dos inúmeros chamados e denúncias, dada a burocracia existente nestes casos e a falta de um número maior de fiscais.

Convênio confirmado na última semana pela PM Ambiental

Já é fato que os diversos movimentos ambientais surgidos nos últimos anos, encabeçados ou com praticantes de esportes de ação em suas fileiras, venham mostrando as irregularidades que vem sendo cometidas, O prefeito Rosenvaldo Júnior, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente. Eng. Paulo Márcio de Souza, obtiveram, na última semana, a confirmação da realização de um convênio, um termo de cooperação, entre a Prefeitura e a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Laguna.

Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, no início de maio deverá ocorrer uma última reunião entre os órgãos que vai ajustar os detalhes da tabelinha Poder Executivo e as forças de segurança, definindo a data de início do convênio, que promete atuar com maior eficácia e rigidez em prol da natureza e do crescimento sustentável de Imbituba.

“Esta pareceria estabelecerá um regime de mútua cooperação entre as entidades, nas atividades de fiscalização e educação ambiental voltadas à preservação, conservação e melhoria do meio ambiente”, explica o Prefeito.

De acordo com o Secretário, atualmente a Sema trabalha com apenas dois fiscais, os quais, com muito sacrifício, atendem a uma área territorial de 186,787 km² e a uma população de aproximadamente 45 mil habitantes.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria, e fomos prontamente atendidos pela da Polícia Ambiental. Enfrentamos dificuldades ante ao aumento das tentativas de crimes ambientais, como invasão das áreas de preservação, construções irregulares, queimadas criminosas, entre outros. Vale salientar, que tal modelo de cooperação já vem sendo utilizado por outras cidades com bastante êxito”, avalia o Secretário de Meio Ambiente.

Paulo Márcio e um dos Procuradores do Município, Kadir Sebolt Cargnin, visitaram recentemente a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, em Laguna, onde foram recebidos pelo Subcomandante, Tenente PM Fernando Magoga. “Relatamos todas as dificuldades do município e também nossas necessidades. Enviamos o ofício solicitando e já recebemos a resposta positiva, o que é motivo de comemoração para nós e toda população que ama nossa natureza e luta contra estes tipos de ações de criminosos”, ressalta Paulo Márcio.

PM Ambiental: “Agradecemos a Prefeitura pelo interesse em firmar este convênio”

“Agradecemos a Prefeitura pelo interesse em firmar este convênio, o qual foi acatado por mim e repassado ao meu comando. Estamos apenas no aguardo das demandas solicitadas pela Prefeitura de Imbituba, via Secretaria de Meio Ambiente, para confeccionarmos os termos do convênio e começarmos a parceria atuando com maior eficácia nesta região”, afirma o Tenente Magoga.

Fonte Portal Ahora

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso. Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.

Últimas
Guia Waves também recomenda: