Uma excelente pedida para a aguardada “semana do saco cheio” com muito descanso e diversão é a praia de Maresias, localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. “Na primavera, Maresias fica ainda mais bonita. O clima ameno favorece a permanência na praia, sem o calor extremo do verão, e a junção do colorido das flores com a exuberância da Mata Atlântica, tão presente em nosso bairro, deixam o visual estonteante”, conta Niuara Tedesco, vice-presidente da APHM, a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias.
Clique aqui para as melhores referências de hospedagens, gastronomia e lazer em Maresias.
Além dos quatro quilômetros de mar azul e areias brancas, os frequentadores de Maresias podem aproveitar muito além da praia. Nos estabelecimentos associados à APHM o turista encontra a indicação de empresas de receptivo local, com oferta de passeios de barco para as diversas ilhas da região, beach tours, trilhas guiadas para cachoeiras e aulas de surfe, SUP, entre outros.
“É possível fazer um passeio de caiaque beirando as pedras do nosso canto esquerdo, o Canto da Barra, com grande diversidade de ouriços e fauna marinha, ou passear com a família na gostosa e super leve trilha para Paúba, ou ainda andar de bicicleta por entre a Mata Atlântica, fazer rapel e escalada nas praias vizinhas…. Enfim, as opções são diversas, agradando desde famílias até jovens casais amantes de esportes de aventura. O que não falta são atrativos para preencher todos os dias dessa miniférias”, garante Niuara.
Ainda em outubro, o final de semana do dia 21 será apenas para os fortes. A praia de Maresias receberá no período mais uma edição da maratona Bertioga–Maresias, tradicional evento de atletismo, e também hospedará muitos dos atletas da 1ª Etapa do Circuito Mares, maratona aquática com largada na vizinha praia de Toque-Toque Pequeno.
Esses dois eventos devem atrair cerca de 10 mil turistas para o bairro, de acordo com expectativa da APHM. “O nicho de turismo esportivo garante um incremento de mais de 10% na ocupação anual de nossa praia, com a vantagem de garantir movimentação em períodos de baixa e média temporada, como agora”, conta Tedesco.
A ultramaratona de revezamento Bertioga-Maresias será no sábado, dia 22 de outubro. A prova traz a novidade de ter o percurso invertido, com largada em Maresias, seguindo em direção à Bertioga. O trajeto, que totaliza 75 quilômetros, passa por diversas praias de São Sebastião, em belíssimos cenários naturais. Os atletas estarão divididos nas categorias Solo, Trios, Sextetos e Octetos, masculino, feminino e misto, e enfrentarão subidas, trechos em areia e terra.
Já no domingo, 23 de outubro, é a vez da primeira etapa do Circuito Mares de provas aquáticas 2016/2017. Com saída em Toque Toque Pequeno, a prova será divida nas categorias Short-1 km, Marathon-2,5 km, Challenge-7,5 km e Start-500m. O circuito traz ainda a modalidade Aquathlon, prova com um quilômetro de natação e corrida de cinco quilômetros.
“São Sebastião tem praias lindas, como Maresias, com um forte apelo para a atração de participantes. O evento acaba virando uma grande festa, que se estende por todo o fim de semana, unindo competição com vida social – um diferencial impossível de se alcançar em eventos realizados na capital, por exemplo”, conta Celio Balieiro, diretor da Cia de Eventos, organizadora da maratona Bertioga-Maresias.
Sobre a APHM
Fundada na década de 90, a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias reúne os empresários do ramo hoteleiro local, buscando trabalhar a imagem do bairro, otimizar compras e negociações dos associados, fomentar eventos locais e intervir em busca de melhorias para a praia. Atualmente, a entidade conta com 26 estabelecimentos associados, que, juntos, representam mais de 60% dos três mil leitos disponíveis em Maresias.
Saiba mais sobre a APHM e seus associados em: praiademaresias.com.br