Neste domingo (8), em Saquarema (RJ), amigos, ambientalistas, associações, empresas, surfistas, esportistas e amantes da natureza fazem um manifesto pela preservação do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).
O encontro conta com caminhada para observação de aves na trilha da Lagoa Vermelha, exposição do Projeto GeoParque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, palestra com geólogos, biólogos e condutores ambientais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), além de uma mesa de frutas para agregar ideias em prol da sustentabilidade do planeta.
A BlueBirdsBR e a Canindé Birdwatching, em parceria com o Saquarema Convention & Visitors Bureau, Associação de Surf de Saquarema, Waves, Jornal O Saqua, Projeto Quintal de Casa, Pousada Recanto do Quati, Associação de Amigos da Lagoa de Jacarepiá e o Projeto GeoParques Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, integram um grande time com um só propósito: defender e conservar a área para as presentes e futuras gerações.
A área do PECS em Saquarema está sofrendo sérias ameaças na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), através de uma emenda de dois deputados para a retirada da área que possui grande potencial ecoturístico.
Para quem não conhece, o local possui grande importância para a cidade de Saquarema. Nele são realizados passeios ecológicos, trilhas, bike tour, observação de aves e podem ser vistos animais endêmicos, migratórios e ameaçados de extinção, como o mico leão-dourado, borboleta da praia, lagartixa da praia, formigueiro do litoral, jacaré de papo-amarelo, dentre muitas outras espécies da fauna brasileira.
A Lagoa de Jacarepiá (água doce) e a Lagoa Vermelha (água hipersalina) são dois paraísos ecológicos com grande valor científico, já listados no Projeto GeoParque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro.
O manifesto será um passeio guiado por condutor ambiental credenciado pelo Inea/PECS (Thales Pinheiro – BlueBirdsBR) e um biólogo especialista em aves (Igor Camacho – Canindé Birdwatching). Será feito levantamento das espécies da avifauna que forem encontradas no dia, mostrando ao mundo a riqueza que devemos conservar.
O passeio é aberto ao público, mas possui vagas limitadas! Para participar, basta levar 1kg de alimento não-perecível, que será doado ao orfanato em Vilatur.
Para garantir vaga é preciso entrar em contato pelo WhatsApp (022) 97400-7709. Para mais informações, envie mensagem para [email protected].
Serviço
Data: 08/4/2018
Horário: 7 horas
Ponto de encontro: Vilatur, em Saquarema, canto esquerdo da praia.