Imprescindível em uma bagagem de surf, os wetsuits podem salvar o dia de surf e permitirem que você aproveite boas ondas em qualquer condição climática. Para conhecimento dos iniciantes, o wetsuit é a famosa roupa de borracha utilizada pelos surfistas em épocas de frio, fabricadas com o material de neoprene.
Muitos pontos devem ser considerados antes de realizar a sua compra. Nem sempre o preço mais alto possui a melhor qualidade e o valor mais baixo é desprezível. Há diversas marcas diferentes que irão te ajudar a encontrar o modelo mais adequado para o seu corpo, com conforto e estilo. Aqui vão as etapas para a compra do wetsuit ideal:
Equilíbrio
Antes de escolher o seu wetsuit, você deve considerar o local que irá surfar e a temperatura da água. Em seguida, deve tentar encontrar um equilíbrio entre a proteção contra o frio e a liberdade para movimento. Estas perguntas irão te ajudar a escolher melhor o modelo e a espessura da sua roupa de borracha.
Modelos
Como já dito, existem diversas marcas e modelos de wetsuits. Dê preferência às roupas vedadas, pois nem todas possuem esse diferencial. Cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens, além de características específicas para cada local e temperatura.
Long John – é a roupa de borracha com as pernas compridas. Por ser assim, ela acaba limitando um pouco mais os movimentos das pernas. Protege contra o tempo, água, vento, sol e assaduras.
Short John – é o modelo de pernas curtas, indo até o joelho. Por ser menor que o Long John, ela não protege a parte inferior da perna, mas protege contra a temperatura da água, sol, vento e assaduras.
Blusa de Neoprene/Colete – como o próprio nome já diz, a blusa de neoprene é somente a parte de cima de um John e, por isso, ela é utilizada em mares um pouco mais quentes. Ela protege da água, sol, vento e parafina.
Lycra – o modelo mais simples é a camiseta de poliéster com lycra. Ela serve para proteger do sol e da parafina. Por ser mais fina e larga, há mais entrada de água e menos aderência na prancha. A lycra não protege do frio.
Espessura
É essencial escolher bem a espessura do seu wetsuit. Além de te proporcionar o aquecimento dentro da água, ele te dará a mobilidade necessária na hora de executar suas manobras. As medidas mais utilizadas são: 2×2, 3×2, 3×4 e 4×3 mm. O primeiro número indica a espessura em milímetros para a parte do peito, enquanto o segundo número indica a espessura, também em milímetros, do resto da roupa. Ela é geralmente mais fina para permitir maior movimento aos membros. No Brasil, normalmente não é necessário um John com espessura superior a 3×2. Então, caso você for surfar em ondas nacionais, o 2×2 e o 3×2 são os mais indicados. Quanto maior a espessura, maior o aquecimento, entretanto, diminui a mobilidade.
Abertura / Fechamento
Existem três modelos de abertura e fechamento de uma roupa de neoprene: no peito, nas costas e sem zíper. Os três modelos apresentam prós e contras:
No peito
– Menos entrada de água;
– Mais liberdade de movimento;
– Mais difícil de vestir;
– Não causa dor na lombar.
Costas
– Facilita a colocação, mas dificulta o fechamento;
– Mais entrada de água pelo pescoço;
– O fechamento da gola é ajustável com velcro;
– Devido ao zíper no meio das costas, a região fica menos elástica, podendo causar dor e dificultar a mobilidade nas manobras.
Sem zíper
– Trabalhoso de colocar e tirar;
– Sensação de leveza;
– Maior elasticidade;
– Não entra água.
Tamanho
Após levar em consideração o modelo, a espessura e a abertura, o tamanho certo é fundamental para maior conforto na hora do surf. O John precisa ficar bem adequado ao seu corpo, de modo que fique totalmente ajustado na região da lombar, das axilas e atrás dos joelhos, pois são essas áreas que costumam acumular água. Pescoço, pulso e tornozelos também são regiões que devem ter uma atenção especial. O importante é não deixá-lo nem tão largo, nem tão justo, assim, ele te deixará quente, confortável, com liberdade para realizar a remada e aumentará o seu rendimento na hora do surf.